Tecnologia & Segurança: sinalização em condomínios
15/10/20 13h37
Um condomínio residencial, com tráfego de veículo e pessoas, deve ser sinalizado de forma correta. Através disso, o local transmite uma ótima impressão e leva também uma sensação de confiança e zelo aos seus moradores.
A sinalização dos condomínios deve estar em locais adequados e com sua manutenção em dia. As placas, devem estar dentro dos padrões de tamanhos e cores, e estarem visíveis para atenderem a necessidade dos condôminos e visitantes.
Se atentando ao fato segurança, os incêndios são uma das maiores preocupações. Isso porque quando um incêndio acontece, é um fator surpresa. Contudo, a dimensão e os impactos dos possíveis estragos causados por este tipo de sinistro poderão ser amenizados, caso os equipamentos para debelação de chamas e todas as sinalizações estiverem dentro dos padrões e com suas manutenções em dia.
Por exemplo, alguns projetos condominiais já vêm com o sistema de alarmes de fumaça e alarmes sonoros incorporados. Entretanto, se o seu prédio não tiver tais alarmes, eles poderão ser instalados nos pontos de maior vulnerabilidade, tais como: central de elevadores, centrais de armazenamento de gás e em dutos de ar condicionado. Todavia, é necessária a contratação de profissionais qualificados, para caso seja necessário, seja possível fazer um pequeno projeto de adaptação. A ABNTNBR 17240/2010 é a norma técnica que oficializa e informa todos os procedimentos para que seja instalado um sistema de detecção de incêndio em edificações. Nela, os alarmes sonoros têm um destaque especial.
Já sinalização de Playgrounds e áreas de lazer com piscinas merecem atenção redobrada. Isso porque são frequentadas, principalmente, por crianças e, para que se possa praticar um lazer saudável e seguro é importante que seja adotada algumas precauções. Os brinquedos do playground devem estar com a sua manutenção em dia, a norma 16071 da ABNT traz as informações quanto as inspeções nestes locais. Devemos observar a faixa de idade dos brinquedos e as crianças devem sempre ser monitoradas por um adulto ou alguém legalmente capaz no momento de brincadeira. Além disso, outra medida importante, é incluir uma sinalização que identifique facilmente as dimensões, grau de dificuldade dos equipamentos e qual a faixa etária a que estão destinados.
Além disso, não pode se esquecer que as piscinas devem ter regras de segurança, área sinalizada e, caso seja necessário, também ter um salva-vidas. A norma da ABNT NBR 10.339/2018 normaliza a segurança e os projetos das piscinas.
Você mora em condomínio? Se atenta a todos esses requisitos para segurança da sua família e dos outros moradores? Lembre-se que as placas de sinalização, que são itens indispensáveis no projeto de combate e prevenção de incêndios, são importantes para a rápida evacuação do condomínio em caso de incêndios. A TAG Sinalização é especialista no assunto e possui certificação da ABNT NBR 13434.
Confira todos os produtos em nossa loja virtual: www.tagsinalizacao.com.
Ver mais posts