Números de incêndios estruturais sobem 6,1% até agosto
31/10/23 11h03
Número de incêndios estruturais sobrem em 6,1% até agosto
As notícias de incêndios estruturais continuam em alta em 2023. É o que revela levantamento do Instituto Sprinkler Brasil, organização sem fins lucrativos que tem como missão difundir o uso de sprinklers nos sistemas de prevenção e combate a incêndios em instalações industriais e comerciais no País.
Através do monitoramento diário de notícias de incêndios no Brasil, o Instituto conseguiu capturar 1415 ocorrências de incêndios estruturais apenas nos oito primeiros meses deste ano, representando alta de 6,1% ante o mesmo período do ano anterior, quando foram registradas 1334 notícias.
Aumento das notícias dos incêndios estruturais
Os números representam uma queda em comparação com o mesmo período de 2021 (1560 ocorrências) e um grande aumento em relação aos oito primeiros meses de 2020, quando foram capturadas 775 reportagens.
De acordo com o consultor do Instituto, Marcelo Lima, o fato de a imprensa estar reportando mais incêndios este ano pode significar um aumento real, mas não é possível afirmar isso. Para saber o real comportamento dos incêndios no Brasil, precisamos que os Corpos de Bombeiros estaduais, que possuem esses dados, os publiquem regularmente. Só assim é possível identificar como está a situação dos incêndios no Brasil.
Os sinistros contabilizados são os chamados “incêndios estruturais”. Ou seja, aqueles que poderiam ter sido contornados com a instalação de sprinklers e placas de sinalização, e ocorreram em depósitos, hospitais, hotéis, escolas, prédios públicos, museus, entre outros.
O ISB não inclui nas estatísticas os incêndios residenciais, que apesar de também serem incêndios estruturais, não são objeto de acompanhamento porque a legislação de segurança contra incêndio não se aplica a residências unifamiliares, onde acontece o maior número de ocorrências.
Modelo de prevenção
A legislação de prevenção e combate a incêndios é estadual e está atualizada. A de São Paulo é uma das mais avançadas do Brasil e serve de modelo para grande parte do país. A questão está em aplicá-la corretamente, como afirma Marcelo Lima.
O estado exige a instalação de sistemas de incêndio, mas não faz qualquer exigência quanto ao nível de qualidade dos equipamentos. Não há certificação, exceto para extintores. Com isso, temos sistemas instalados por todo o Brasil que atendem plenamente à legislação, mas que provavelmente não funcionarão e isso, infelizmente, só será descoberto no pior momento, durante uma ocorrência de incêndio.
Placas de sinalização podem salvar vidas e prevenir incidentes
A TAG Sinalização atua no mercado brasileiro há mais de uma década fabricando placas de sinalização de segurança certificadas e de extrema qualidade para a indústria e diversos segmentos empresariais. Sua missão é garantir a segurança, reforçando a importância do uso de placas de sinalização certificadas e de qualidade, de modo a prevenir potenciais incêndios e garantir a segurança do máximo de pessoas, contribuindo de forma direta para que incidentes não venham a acontecer.
Acesse o nosso site e confira todos os produtos da TAG Sinalização: www.tagsinalizacao.com.br.
Referência: https://revistaincendio.com.br/noticias-de-incendios-estruturais-sobem-61-ate-agosto/
Ver mais posts