Prevenção e proteção contra incêndios: a importância das medidas de proteção.
04/04/24 08h44
A importância das medidas de proteção contra incêndio
Os maiores incêndios já registrados no Brasil são decorrentes da falta de cuidado com componentes elétricos. Estima-se que 60% dos incêndios sejam causados pela sobrecarga e curtos-circuitos na rede elétrica.
O Edifício Joelma, no Vale do Anhangabaú, em São Paulo, é o maior exemplo da história de incêndio a partir de um curto-circuito. O fogo começou em um ar-condicionado no 12° andar alastrando-se por continas e carpetes.
O fogo durou mais de três horas, destruindo 14 pavimentos. De acordo com registros, os botijões de gás explodiram, lançando blocos de paredes.
O Edifício não obtinha de proteção contra chamas na fachada, não havia escadas de incêndio ou heliponto na cobertura. Essa falta de estrutura dentro do Joelma serviu de alerta para criar a primeira legislação de segurança da cidade, regulamentando a prevenção e o combate de incêndios.
Segurança contra incêndio
Os sistemas de proteção contra incêndios são fundamentais para garantir a segurança, seja ela de pessoas, patrimônio e o meio ambiente. Portanto, o sistema de proteção ajuda a controlar o incêndio antes de causar danos significativos, salvando vidas, especialmente em edifícios públicos, hospitais e edifícios comerciais.
Há diversos tipos de medidas de segurança contra incêndios. São elas:
- Alarme de incêndio;
- Extintores de incêndio;
- Sprinkler;
- Iluminação de emergência;
- Exaustão de fumaça;
- Placas de sinalização de emergência;
- Saídas de emergências.
A conscientização sobre a importância dessas medidas pode salvar vidas e minimizar danos ao patrimônio e ao meio ambiente. A tragédia do Edifício Joelma destaca a necessidade crítica de aderir a regulamentação rigorosa de segurança contra incêndio.
Sinalização fotoluminescentes
A visibilidade constante oferecida pelas placas fotoluminescentes é essencial para orientar as pessoas de forma segura e eficiente para fora de um edifício em chamas, facilitando uma evacuação organizada.
A instalação dessas placas não é apenas uma medida de segurança, ela também atende a regulamentações específicas de segurança contra incêndio, refletindo uma organização com a proteção da vida, do patrimônio e do meio ambiente.
Ao considerar a segurança contra incêndio, é imprescindível reconhecer a importância de cada componente do sistema de segurança, desde a prevenção e detecção precoce até a evacuação eficaz e o combate ao incêndio. As placas de sinalização fotoluminescentes desempenham um papel fundamental nesse ecossistema, assegurando que, mesmo nas circunstâncias mais adversas, haja sempre um caminho claro e seguro.
Conheça a TAG Sinalização e adquira as melhores placas de sinalização fotoluminescentes
A TAG Sinalização, comprometida com a segurança das pessoas, oferece uma linha completa de placas de sinalização fotoluminescentes, fabricada com as mais rigorosas normas de segurança.
Acesse nosso site e confira todos os produtos da TAG Sinalização: www.tagsinalizacao.com.br.
Referência: https://www.bombeiros.ce.gov.br/2023/02/10/a-importancia-dos-sistemas-de-protecao-contra-incendios/
Ver mais posts