Como deve ser uma saída de emergência?
14/11/18 08h18
Você já deve ter notado a existência de saídas de emergência em diversos lugares, como shoppings, cinemas e outros estabelecimentos comerciais.
Mas você sabia que existem regras que determinam exatamente como elas devem ser?
As saídas de emergência servem para facilitar a evacuação de pessoas em caso de emergência, e são obrigatórias para todos os estabelecimentos comerciais. Outros elementos também podem fazer parte de sua composição, como rampas, escadas, portas corta fogo e rotas de saída.
Suas dimensões são específicas para cada local, de acordo com as condições exigidas pelas normas técnicas e levando em conta o volume de pessoas que transitam pelas dependências do estabelecimento. Elas podem ser confeccionadas em madeira, alumínio, vidro ou ferro.
Sabemos que em uma situação de risco, como por exemplo, um incêndio, o tempo de reação é determinante para que todos saiam do local em segurança. Por isso, não pode haver nenhum tipo de obstrução nas saídas de emergência.
Sinalização para saída de emergência
As placas de sinalização para emergência e pânico também devem estar de acordo com as características do lugar e possíveis riscos que ele oferece.
Elas devem ser afixadas sempre em local visível (a cerca de 1,80m do chão). É importante também que elas estejam presentes em mais de um ponto dentro da área de risco e rota de fuga. As placas devem indicar mudanças de direção, existência de escadas, presença de equipamentos de combate a incêndio, entre outros.
Onde comprar as placas de sinalização?
A TAG conta com uma linha completa de placas para sinalização de saída de emergência, produzidas de acordo com os mais altos padrões nacionais e internacionais. Nossos produtos possuem certificação ABNT NBR 13434, o que garante a qualidade e durabilidade das placas. Temos loja virtual e enviamos para todo o Brasil. Para saber mais sobre a TAG Sinalização, acesse www.tagsinalizacao.com.br.
Ver mais posts