Brigada de Incêndio nas Empresas
04/05/18 10h35
Você sabe me responder o que é e qual a importância de uma brigada de incêndio? Muito se engana quem acha que se trata de um batalhão do Corpo de Bombeiros. A brigada, na verdade, é uma equipe formada por colaboradores da própria empresa, especialmente treinada para situações de controle de incêndio, elaborar, treinar e executar um plano de evacuação da empresa e socorros básicos. Segundo a norma regulamentadora NR 23, instituída pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), é determinada a criação de uma brigada de incêndio nas empresas que possuírem 20 funcionários ou mais e, independente do número de colaboradores que a empresa possui, a estrutura da brigada será sempre a mesma.
Os brigadistas são voluntários e passam por um treinamento com o corpo de bombeiros com carga horária de pelo menos 16 horas, estudando os seguintes módulos:
– Identificar como a propagação do fogo, fumaça e gases quentes acontece;
– Identificar e neutralizar os fatores que contribuem para a evolução de um incêndio;
– Compreender qual a influência da ventilação sobre o incêndio;
– Identificar os efeitos da fumaça e como controlá-la;
– Compreender as características do isolamento térmico, entre outros.
O curso também pode conter atividades práticas simulando incêndios, situações com vítimas entre outros treinamentos. Um ponto muito importante é oferecer um uniforme especial para os brigadistas, diferente do restante dos funcionários, isso ajuda a fácil e rápida identificação de um profissional mais treinado em caso de uma situação de emergência.
A existência de uma brigada em sua empresa, por fim, é de fundamental importância e promove o sentimento de segurança por parte dos gestores e também dos funcionários, que se sentem bem mais tranquilos para executarem suas tarefas diárias no cumprimento de suas tarefas.