Início do Conteúdo Principal
BLOG

Acessibilidade dos sites no Brasil ainda não chegam a 1%

13/07/20 09h16

Acessibilidade dos sites no Brasil ainda não chegam a 1%

Um levantamento realizado em abril deste ano pelo BigDataCorp e pelo Movimento Web para Todos mostrou que dos 14,65 milhões de sites ativos nos Brasil hoje, apenas 0,74% foram aprovados em todos os testes de acessibilidade realizados. Muitos deficientes ainda encontram grandes barreiras para ter acesso ao conteúdo na rede devido a falta de investimentos em conteúdos adaptáveis.

 

A pesquisa levou em conta quatro critérios de acessibilidade: formulários para cadastros, imagens, links e estrutura da página. Cada ponto listado precisa estar de acordo com critérios definidos que permitam que uma pessoa com deficiência possa ter acesso, sem nenhuma dificuldade ao conteúdo disponibilizado. A boa notícia fica por conta de que houve uma queda significativa de sites que falharam em todos os testes aplicados. Entre agosto de 2019 e abril de 2020 o número foi de 5,6% para 0,01%. Porém, 99,26% dos endereços eletrônicos ainda apresenta ao menos, um problema de acessibilidade, a partir dos critérios avaliados. Quando se trata de sites ligados ao governo, o percentual de páginas da internet que tiveram problemas nas avaliações caiu de 99,66% para 96,71%. 

 

Em tempos de pandemia, nunca se percebeu, tão claramente, a importância da inclusão digital. Mesmo com números positivos, ainda há muito para ser melhorado. Uma total inclusão só acontece quando as informações estão disponíveis de maneira igual para todos. 

 

TAG Sinalização 100% acessível

 

O site da TAG Sinalização não só foi projeto para atender todos os critérios de acessibilidade, como também tem produtos voltados para esse segmento. É possível acompanhar nossos produtos, matérias do blog e todo o conteúdo disponível no portal. Para conhecer mais sobre o nosso trabalho acesse: www.tagsinalizacao.com

Ver mais posts
W3 Corp - Agência Digital, Marketing online