Após fogo em museu da UFMG, Estado anuncia repasse de R$ 2 milhões para prevenção contra incêndio
14/08/20 15h38
No dia 15 de junho de 2020 houve uma grande tragédia no Museu de História Natural e Jardim Botânico, da UFMG, peças importantes da paleontologia e arqueologia foram parcialmente destruídas entre outras antiguidades de seu acervo, devido a um incêndio.
Diante disso, o governo de Minas Gerais decidiu que irá ampliar a proteção aos museus do Estado.
No ano de 2019 já haviam sido repassados 1,5 milhão, de acordo com a secretaria de Cultura e Turismo, nesta segunda etapa serão repassados 2 milhões para o Fundo Estadual de Segurança Contra Incêndio, Pânico e Intrusão, por meio do Museu Seguro.
Além desta iniciativa, o Estado pretende instalar cabeamento subterrâneo em cidades históricas para evitar curto-circuito nos bens culturais públicos, a previsão de início será após este período de Pandemia, para evitar a contaminação do novo Corona vírus.
O incêndio a este patrimônio histórico serviu para que dados alarmantes fossem levantados: o Ministério Público revelou que dos mais de 9,5 mil imóveis tombados, igrejas e museus analisados, em 505 municípios mineiros, só 3,5% apresentaram o Auto de Vistoria dos Bombeiros (AVCB). São apenas 340 bens culturais devidamente regulares, com o documento que atesta a segurança da edificação. Outros 38 estão em processo de obtenção. Há ainda 2,6 mil espaços sem o certificado expedido pelos militares e mais de 6,5 mil que sequer prestaram informações às autoridades.
Dentre estes estabelecimentos 432 foram identificados como museus, sendo que 127 estão desativados, em relação ao museu da UFMG O Corpo de Bombeiros informou que esteve no local e no Jardim Botânico da UFMG em 2011, constatando irregularidades no Sistema de Combate a Incêndio e Pânico (SCIP) e a falta do AVCB. Mais duas vistorias foram feitas em 2018. Como o espaço permanecia sem o documento, uma notificação foi entregue aos responsáveis.
Entre as medidas que devem ser adotadas em qualquer PPCI (Plano de Prevenção contra Incêndios), a sinalização de emergência por meio de placas é essencial. Na TAG Sinalização, você encontra placas de sinalização que seguem altos padrões nacionais e internacionais, com certificação da ABNT NBR 13434. Para conferir, acesse nossa loja virtual: www.tagsinalizacao.com.
Confira e curta nossa página no Facebook e no Linkedin, onde postamos semanalmente o que há de mais recente em nosso segmento aliando informação e responsabilidade.
Ver mais posts