Sinalização: a padronização dos sÃmbolos para a informação visual
07/04/21 15h15
Qualquer ambiente hoje, naturalmente, contém uma série de riscos para seus colaboradores e clientes. Claro, cada ambiente é um ambiente, e uns oferecem mais riscos que outros. São equipamentos com alta voltagem, produtos químicos, acessos restritos a materiais e etc. Justamente por isso é obrigatório seguir determinadas regras de segurança para minimizar os perigos e, consequentemente, resguardar a integridade física das pessoas.
De forma a padronizar e estabelecer as melhores práticas com relação à sinalização de segurança e saúde no trabalho, a ISO (Organization for Standardization – Organização Internacional de Normalização, em português) desenvolveu a norma 7010, que traz todos os parâmetros de símbolos gráficos a serem usados na sinalização, denominados de ‘pictogramas’.
O termo é formado pelas expressões ‘pictus’, do latim, e ‘graphein’, do grego, e significa ‘imagem escrita’. Ou seja, nada mais são do que a linguagem baseada em imagens, que servem para comunicar de uma informação visual.
Os pictogramas foram desenvolvidos para que qualquer indivíduo possa interpretá-los de forma intuitiva e rápida, independentemente de sua formação educacional, cultura, idioma ou habilidades linguísticas.
Pictogramas e seus padrões
Os pictogramas obedecem a padrões de formas e cores para serem melhor interpretados. Veja abaixo suas funções e formas de linguagem:
- Quando o pictograma tiver a função de avisar sobre perigos que possam resultar em danos pessoais ou ameaças à saúde, eles serão amarelos/ fotoluminescentes, triangulares e terão bordas e símbolos pretos.
- Quando o pictograma tiver a finalidade de proibir comportamentos que possam resultar imediato ou potencial risco de danos à pessoa ou ameaça à saúde, eles deverão ter o anel e a barra diagonal em vermelho, símbolo preto e fundo branco fotoluminescente.
- Se a intenção for indicar rotas de evacuação, locais de equipamentos de emergência, primeiro atendimento e demais ações de segurança, o pictograma tem de ser feito em quadrado verde e símbolo fotoluminescente.
- Quando ações obrigatórias forem o mote da sinalização, o pictograma deve ser feito em círculo azul com o símbolo interno branco fotoluminescente.
- Já na sinalização de perigos e equipamentos relativos à segurança contra incêndios, as formas e cores a serem utilizadas devem ser quadrado vermelho e símbolo em fotoluminescente.
A partir da padronização dos pictogramas é possível interpretar cada placa de sinalização de forma simples e rápida, garantindo a segurança de todos na empresa, indústria ou condomínio, por exemplo.
Na TAG Sinalização, você encontra placas de sinalização que seguem altos padrões nacionais e internacionais, com certificação da ABNT NBR 13434. Para conferir, acesse nossa loja virtual: www.tagsinalizacao.com.
Ver mais posts