Controle de fumaça em edificações: a importância da individualização dos projetos
26/07/21 17h16
Para melhorar e garantir ainda mais o controle de segurança em edificações quando o assunto é prevenção de incêndio, é necessário considerar diversas situações. Além de seguir todas as normas estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros, o projeto de edificação deve considerar materiais de qualidade, planejamento inteligente, sinalização adequada o e treinamento correto dos profissionais da obra, com inspeção e manutenção.
Já quando se trata de controle de fumaça em edificações, o assunto não é tão inovador quanto ao conceito, segundo o Engenheiro Civil Carlos Cotta. Ele explica que, apesar do assunto ser discutido em países desenvolvidos, com várias normas já publicadas, no Brasil a temática ainda se encontra em fase inicial.
A tragédia evitável da Boate Kiss, em Santa Maria, foi um exemplo de uma sucessão de erros. Onde, além da utilização de produtos não certificados, não havia um sistema de controle de fumaça. Dessa forma, 242 pessoas foram vítimas de um incêndio onde a maioria delas morreu pela inalação de gases tóxicos, e não propriamente queimaduras.
De acordo com o engenheiro, por mais que haja esforço para elaboração de uma norma brasileira de controle de fumaça com a atuação conjunta do CB24 (Comitê Brasileiro de Segurança contra Incêndio) e do CB55 (Comitê Brasileiro de Refrigeração), o problema em incidentes como este é muito mais complexo do que se imagina, pois, a gravidade se inicia na aplicação de uma legislação estadual para tipos de edificações e arquiteturas distintas.
A partir disso, nota-se que apesar de ser importante uma regulamentação, é praticamente impossível aplicar a mesma legislação para todo o país. Isso porque nenhum estado ou município possui as mesmas características que seus vizinhos, seja no número de bombeiros, no tempo de resposta de suas corporações, na cultura prevencionista, na estrutura organizacional ou na capacitação dos profissionais públicos ou privados.
O que é fundamental em qualquer tipo de edificação é estabelecer rotas de fuga realmente acessíveis, com boa visibilidade da sinalização de orientação, facilitação nas operações de combate ao fogo pelas equipes de brigadistas e do corpo de bombeiros, escolhendo materiais que não favoreçam a propagação do fogo nas edificações e outras medidas.
Dessa forma, o projeto de cada edificação deve ser pensado de acordo com as suas particularidades. Com base em uma análise de riscos e projetos executivos elaborados por especialistas, é possível fornecer a medida ideal de solução de proteção contra incêndio para cada edificação.
Dentre as medidas que devem ser adotadas em qualquer PPCI, a sinalização de emergência por meio de placas é essencial. Na TAG Sinalização você encontra placas de sinalização que seguem altos padrões nacionais e internacionais, com certificação da ABNT NBR 16820. Para conferir, acesse nossa loja virtual: www.tagsinalizacao.com.
Ver mais posts