As formas corretas de aplicação das sinalizações prevenção e combate a incêndio
05/01/22 10h41
As placas de sinalização prevenção e combate a incêndio são imprescindíveis a qualquer estabelecimento comercial.
Criadas tanto para auxiliar a prevenção, como também para combater o incêndio, as placas de sinalização de prevenção e combate a incêndio são compostas por diversos desenhos orientando o que se deve e o que não se deve fazer em situações de incêndio.
E apesar de serem sinalizações de segurança, existem aplicações corretas para garantir sua funcionalidade, que é prevenir e combater incêndios.
E quais as formas corretas de aplicação?
De acordo com normas as internacionais e instruções técnicas do Corpo de Bombeiros brasileiro, existem cinco tipos de sinalização que compõem a categoria de placas de sinalização prevenção e combate a incêndio:
- Sinalização de proibição;
- Sinalização de alerta;
- Sinalização de orientação e salvamento;
- Sinalização de equipamentos de combate a incêndio e alarme;
- Sinalização complementar.
Quando a sinalização de segurança contra incêndio não é corretamente instalada ela perde seu propósito. As orientações existem para manter placas e sinalizações em locais visíveis e que realmente auxiliam no caso de uma emergência. Portanto, utilize as guias de orientação para garantir melhores resultados.
A primeira regra que se deve seguir é instalar a sinalização em locais visíveis e a uma altura de pelo menos 1,80m. Elas também não podem ter uma distância excessiva entre si, ou a pessoa pode perder-se na rota de fuga. Por isso, a distância máxima entre sinais de emergência é de 15m.
Caso existam obstáculos que impeçam a visão da placa de algum ângulo é obrigatório repeti-lo em outra localização mais visível. Isso é extremamente importante para pilares nos quais estão localizados equipamentos de segurança, como extintores. Neles é importante sinalizar todas as faces visíveis, mesmo que o equipamento esteja somente em uma face.
A rota de saída precisa ser indicada com placas e sinais com até 3m de distância entre si. A altura de instalação é de 0,25m até 0,50m de altura do piso. Também existe altura correta para sinalizar portas: no máximo 0,10cm acima da saída. Se for impossível o sinal deve ser instalado no centro da face da porta a 1,80m de altura.
Seguindo essas orientações de segurança, a sinalização de segurança contra incêndio fica mais visível e fácil de encontrar caso o fogo realmente ocorra. Essa é uma atitude preventiva que pode salvar muitas vidas. Então não abra mão de seguir regulamentos e instruções de segurança, eles são essenciais para você e todos que frequentam o local.
Soluções em sinalização de segurança
A TAG Sinalização é especializada na fabricação de placas de sinalização de segurança que seguem altos padrões nacionais e internacionais, com certificação da ABNT NBR 16820. Para conferir, acesse nosso site e faça o download gratuito do nosso catálogo de produtos: https://lp.tagsinalizacao.com/
Ver mais posts