Casos de incêndio revelam importância dos projetos elétricos residenciais
25/04/22 09h30
A sobrecarga elétrica é a principal causa de incêndios residenciais. Algo que a maioria pensa ser seguro e, de forma relativa, simples, pode causar sérios danos e colocar a vida de muitas pessoas em risco.
De acordo com a Associação Brasileira de Conscientização dos Perigos da Eletricidade (Abracopel), 50% dos registros de incêndios domésticos ocorreram por excesso de aparelhos ligados à rede elétrica – ou, muitas vezes, ligados a uma única tomada através de adaptadores.
Agora, considerando as instituições, empresas e indústrias, a média é de 583 ocorrências de incêndios por sobrecarga a cada ano, culminando em 23 mortes. A principal causa, segundo a Abracopel, é o uso indiscriminado de equipamentos sem instalação elétrica adequada. Por isso, o foco do incêndio, na maior parte das vezes, vem das instalações elétricas internas.
Inovação em projetos elétricos
Os aparelhos campeões de incêndio são os ventiladores de teto e os ares-condicionados, que já resultaram em 99 ocorrências e 9 mortes no ano de 2020.
Para Weber Carvalho, engenheiro civil e diretor técnico da Projelet, escritório de engenharia focada no desenvolvimento de soluções inovadoras, os dados confirmam: as instalações elétricas devem ser tratadas com absoluta prioridade já na etapa do projeto.
Outra prática comum é acumular aparelhos ligados a uma única tomada através de T’s encaixados uns sobre os outros. Para o engenheiro eletricista da Projelet, na falta de conscientização, os escritórios de engenharia vêm assumindo a responsabilidade de entregar projetos elétricos inovadores, com soluções que superem a ‘criatividade’ do morador.
Além disso, o profissional afirma que esse comportamento acaba exigindo também um reforço no sistema de combate ao incêndio do edifício. Mas o ideal é que as pessoas usem a energia com consciência.
Visando sempre a segurança, seja em casa ou em estabelecimentos comerciais, ter um plano de emergência que preveja toda a sinalização de segurança é essencial. Por isso, na TAG Sinalização você encontra placas de sinalização de segurança de qualidade e com a certificação da ABNT. Acesse o nosso site e confira: www.tagsinalizacao.com.br.
Ver mais posts