Incêndios estruturais em hospitais crescem 31%
02/08/22 14h26
O levantamento do Instituto Sprinkler Brasil revelou que as notificações de incêndios estruturais em hospitais cresceram 31% até maio deste ano.
Por meio do monitoramento diário de notícias de incêndios nacionais, o Instituto capturou 17 ocorrências de janeiro a maio deste ano, contra 13 registros no mesmo período em 2021. Comparado aos mesmos cinco primeiros meses de 2020, o aumento é ainda maior, saltando de oito ocorrências, para 17 em 2022, mais que o dobro em dois anos.
Os incêndios contabilizados pelo ISB incluem todos os “incêndios estruturais”. Ou seja, incêndios em edificações, excluindo-se os incêndios residenciais. Segundo o diretor geral do ISB, o princípio de incêndio no Hospital São Lucas, localizado no Rio de Janeiro, é mais um caso que mostra a vulnerabilidade das ocorrências.
Informação que gera conhecimento
São vários os motivos que nos proporcionam uma quantidade alta de incêndios, mas que começam com a falta de consciência da população e das autoridades. Para reverter o cenário, o Instituto Sprinkler Brasil publica informações sobre incêndios constantemente, prezando pela capacitação de profissionais e pelo progresso da área de incêndios nacional.
Com o objetivo de manter os profissionais do setor atualizados, fazendo com que previnam erros similares, a instituição acaba de disponibilizar, em seu site, o Mapa de Incêndios, ferramenta que oferece as estatísticas anuais de ocorrências noticiadas pela imprensa. O recurso apresenta, de forma dinâmica e visual, os edifícios comerciais e industriais atingidos pelas chamas por todo o Brasil, com link de direcionamento para a matéria publicada na mídia. Os filtros disponibilizados permitem aos usuários refinar as buscas por estado, ano, mês ou tipo de ocupação do caso apurado. Clique aqui e confira.
Projeto de Prevenção e Combate a Incêndios ainda é tímido
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos junto a empresas multinacionais e de capital nacional com mais de 250 funcionários a pedido do ISB, revelou que o grau de adoção de sprinklers nas empresas é baixo. Apenas 36% das 300 companhias entrevistadas disseram contar com sistemas deste tipo em suas instalações.
Além disso, além da instalação de sprinklers, a sinalização de segurança também tem ficado em segundo plano em muitos estabelecimentos. Dessa forma, aumenta os riscos de ocasionar um incêndio e, infelizmente, colocar a vida de muitas pessoas em risco.
Visando sempre a segurança, seja na indústria ou em estabelecimentos comerciais, prever toda a sinalização de segurança é essencial. Por isso, na TAG Sinalização você encontra placas de sinalização de segurança de qualidade e com a certificação da ABNT. Acesse o nosso site e confira: www.tagsinalizacao.com.br.
Ver mais posts