Cores das placas de sinalização
10/07/18 09h07
Além de uma tipologia de fácil leitura e compreensão, as placas devem ser claramente vistas tanto de dia, quanto a noite. Neste ponto, o uso de cores diferentes, regulamentado pela NR-26 e NBR 7195 (normas de sinalização), auxilia na fácil assimilação das mensagens, facilitando a identificação de delimitação de áreas, tubulações empregadas para condução de gases e líquidos, uso de equipamentos de segurança e advertência sobre diversos riscos.
Uso de cores das placas de sinalização
O uso de cores é um recurso visual importante, porém não elimina a necessidade da utilização de outras formas de prevenção de acidentes. A fim de evitar distrações ou confusão, o uso de cores deve ser o mais reduzido possível. Conheça as cores das placas de sinalização e entenda o uso adequado para cada uma delas.
Vermelho
É a cor utilizada para símbolos de proibição e identificação de equipamentos de combate a incêndio e alarme.
Verde
O verde é utilizada em símbolos de orientação e salvamento, como saída de emergência, rotas de fuga, entre outras.
Preto
Indica alerta e sinais de perigo.
Cores de contraste
A cor de contraste para sinalização de proibição deve ser branca ou fotoluminescente. A cor de contraste deve ser fotoluminescente para as sinalizações de alerta, orientação e salvamento, e de equipamentos de combate a incêndio e alarme. A utilização das cores é essencial também para grupo de trabalhadores com dificuldades de leitura, gerando a identificação das mensagens de forma visual e imediata. Saiba mais sobre nossas placas de sinalização acessando o nosso site.
Ver mais posts