Incêndio em Pousada de Porto Alegre reforça a urgência da prevenção contra incêndios
23/07/24 08h57
A pousada Garoa, localizada em Porto Alegre (RS), pegou fogo no dia 26 de abril, deixando 10 mortos e 15 feriados. A pousada, por meio de um convênio com a prefeitura de Porto Alegre, abrigava pessoas em situações de vulnerabilidade social.
Segundo informações divulgadas pelo Brasil de Fato, o imóvel atuava com uma certidão que dispensa alvará de funcionamento. Já uma nota divulgada pelo CBMSC, informa que em 2019, foi aprovado um projeto para o uso do imóvel como escritórios. No entanto, o proprietário da época não implementou as medidas de proteção contra incêndio nem solicitou a vistoria ao Corpo de Bombeiros Militar (CBM). O CBM ressalta que qualquer alteração na finalidade do imóvel exige a submissão de um novo Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) para análise. Até que isso ocorra, o empreendimento permanece em situação irregular.
De acordo com uma reportagem produzida e divulgada pela RBS TV, detectou erros com o lixo no corredor e ausência de extintores, mesmo havendo suporte para o item. O vice-presidente do Sindicato dos Engenheiros do RS, João Leal Vivian, explica que a adaptação ou mudança de uso de uma edificação é extremamente importante em qualquer projeto de segurança contra incêndio. É importante observar, nesse caso, a ausência do equipamento necessário.
Essa não é a primeira vez que ocorre tragédia de incêndio em uma unidade da pousada. Em novembro de 2022, uma unidade da pousada, localizada na rua Jerônimo Coelho, no Centro Histórico, pegou fogo deixando uma vítima.
Medidas preventivas
O vice-presidente do Sindicato de Engenheiros do Rio Grande do Sul, João Vivian, afirmou em uma entrevista ao programa Gaúcha Mais, da Rádio Gaúcha, que a ida de um fiscal ao local poderia ter evitado esse trágico desfecho.
Em comunicado, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) ressaltou a importância PPCI, afirmando que a Lei Kiss, mesmo após dez anos, tem sido aplicada apenas parcialmente devido a repetidos adiamentos que atrasaram sua implementação completa. Eles enfatizam a necessidade de que o licenciamento de qualquer atividade seja feito por profissionais qualificados, garantindo padrões mínimos de segurança contra incêndios e habilidade.
Como a TAG Sinalização pode contribuir
A TAG Sinalizações oferece soluções integradas para garantir a segurança contra incêndios nas edificações, como as placas de sinalização de segurança para rotas de fuga e localização de extintores e a sinalização fotoluminescente que garante a visibilidade em condições de baixa luminosidade.
Para saber mais como podemos ajudar na prevenção de incêndios e garantir a segurança do seu empreendimento, entre em contato.
Referência: https://revistaincendio.com.br/pousada-que-pegou-fogo-em-porto-alegre-levanta-mais-uma-vez-a-importancia-da-prevencao/
Foto Reprodução/X deputada Daiana Santos
Ver mais posts