Principais riscos eminentes com produtos não certificados
13/08/24 09h01
Entenda os riscos de utilização de produtos fora de conformidade
Quando se trata de sinalização de emergência, a conformidade com as normas de segurança não é apenas questão de legalidade, mas de proteger a vida.
Infelizmente, é comum encontrarmos sinalizações fora de conformidade ou mal instaladas em diversas edificações pelo país. Essa realidade foi confirmada por um levantamento do LSFEx (Laboratório de Segurança ao Fogo e a Explosões) do IPT, coordenado pelos Engenheiros Antonio Fernando Berto, Deives Júnior de Paulo e Ivan Faccinetto Bottger, e publicado na Revista Incêndio em fevereiro de 2019.
Riscos de Segurança e Legais
O estudo revelou que todas as edificações analisadas apresentavam deficiências, erros de dimensionamento ou de instalação nas sinalizações mínimas necessárias.
Além disso, todas as sinalizações coletadas e ensaiadas pelo laboratório não atendiam aos requisitos mínimos de fotoluminescência. Este dado é alarmante, pois evidencia que a utilização de sinalização não certificadas coloca em risco a vida das pessoas que frequentam essas edificações.
Algumas sinalizações não certificadas podem até atender aos requisitos e estar em conformidade com as normas técnicas. No entanto, sem a realização de todos os ensaios especificados na ABNT NBR 16820, não há como garantir sua eficácia. A sinalização de emergência, e qualquer falha nesse sistema pode resultar em consequências trágicas.
Assumir risco é crime
Utilizar produtos fora de conformidade não é apenas imprudente, é potencialmente criminoso. O maior risco é para a vida das pessoas, mas o problema se torna evidente geralmente apenas após uma tragédia. Quem compra ou revende produtos não conformes pode ser responsabilizado criminalmente em caso de incidentes graves, como exemplificado pelo caso da espuma de isolamento acústico da Boate Kiss.
Economizar na sinalização é arriscado
O custo da sinalização de emergência representa uma fração muito pequena do total de um sistema contra incêndio. Tentar economizar nessa área não justifica o risco envolvido. A segurança das pessoas deve ser sempre a prioridade, e investir em produtos certificados é a melhor forma de garantir que todos estejam protegidos.
Ver mais posts