Prevenção de incêndio em condomÃnios
17/10/18 09h15
Infelizmente, incêndios em condomínios residenciais são mais comuns do que se imagina. Em condomínios compostos por torres, o fogo se alastra com ainda mais rapidez, atingindo vários andares e causando danos irreparáveis.
Quando acontece alguma tragédia deste tipo, a discussão sobre prevenção volta a ser pauta, principalmente na mídia. Ainda assim, estima-se que metade dos condomínios da capital paulista tenham sido construídos quando ainda não haviam políticas mais rígidas de prevenção a incêndios. A tomada das precauções necessárias para a prevenção de incêndio em condomínios é de responsabilidade do síndico. Abaixo, listamos algumas ações que fazem toda a diferença na hora de preservar os bens materiais e a vida dos moradores.
Como prevenir incêndios
O Auto de Vistoria emitido pelo Corpo de Bombeiros é a garantia de que o local está em conformidade com as normas de segurança contra incêndios. Possuir este documento proporciona tranquilidade aos condôminos. Para obtê-lo, é necessário ter equipamentos como extintores, portas corta-fogo, sinalização de emergência, hidrantes, para-raios e gerador; e documentos como laudo elétrico e atestado de brigada de incêndio. Também é importante realizar manutenções periódicas, instalar alarmes de incêndio e detectores de fumaça. Ter um plano de emergência e realizar treinamentos com os moradores é mais uma medida preventiva de grande importância.
Sinalização em condomínios
Recursos como extintores, portas corta-fogo e hidrantes devem estar bem sinalizados. As placas indicam a localização exata de cada equipamento e, em um momento de perigo e tensão, orientam os moradores de forma clara e assertiva. Na hora de adquirir suas placas, procure um fornecedor de confiança com produtos de qualidade. A TAG Sinalização é uma das empresas de maior destaque no segmento, pois fornece seus produtos para empresas de todo o Brasil. Para saber mais, acesse a nossa loja virtual.
Ver mais posts