Início do Conteúdo Principal
BLOG

6 perguntas e respostas sobre sinalização de emergência

18/01/19 08h31

6 perguntas e respostas sobre sinalização de emergência

São muitas as regras e normas envolvidas em um projeto de sinalização de emergência e pânico. Por isso, é normal que surjam dúvidas a respeito das regras, instalação e compra das placas. A fim de sanar essas dúvidas, daremos respostas a algumas das perguntas mais frequentes.

 

1 – Será que eu preciso de placas de sinalização na minha empresa?

Sim. A sinalização de emergência e pânico é obrigatória em todas as edificações e áreas de risco.

 

2 – Onde as placas devem ser fixadas?

Elas devem ser instaladas de acordo com os critérios da ABNT e normas técnicas do Corpo de Bombeiros do seu estado. Antes de instalar, consulte as instruções destes dois órgãos. É muito importante que as placas sejam colocadas em lugar visível, em altura adequada e em pontos estratégicos próximos a equipamentos de combate a incêndio e rotas de fuga.

 

3 – Quais são as exigências da ABNT em relação as placas?

São diversas as exigências, que estão relacionadas a formato, cor, tamanho, distância de instalação, fator de fotoluminescência, entre outros. Para mais informações, consulte as instruções do órgão.

 

4 – O que diferencia as placas de proibição, alerta, orientação e salvamento, entre outras?

Elas possuem cor, formato e tamanhos diferentes de acordo com a funcionalidade. As de proibição indicam algum tipo de restrição, como locais onde é proibido fumar, por exemplo. As de alerta informam possíveis riscos, como existência de produtos inflamáveis. As de orientação e salvamento indicam as rotas de fuga em casos de emergência como, por exemplo, a direção das saídas. As de combate a incêndio, por sua vez, sinalizam a localização dos equipamentos de combate, como extintores e hidrantes.

 

5 – Quais os locais mais importantes onde elas devem ser instaladas?

É importante observar os principais pontos a serem sinalizados, como extintores, mangueiras, portas corta-fogo, saídas, entre outros. Sinalize também locais com proibição, existência de EPI (equipamento de proteção individual), produtos inflamáveis ou tóxicos e áreas de alerta onde há risco de choques, explosões ou contaminações.

 

6 – O que analisar na hora de comprar as placas?

Observe se elas são certificadas pela ABNT, pois isso garante que elas atendem a todas as normas exigidas, possuem qualidade e durabilidade. No site da TAG Sinalização, através da loja virtual, você pode compras as suas placas ou solicitar um orçamento. Enviamos para todo o Brasil!

Ver mais posts
W3 Corp - Agência Digital, Marketing online