Recomendações de uso e instalações das placas de segurança
20/02/19 08h18
O objetivo principal da implementação da sinalização de segurança contra incêndio e pânico é reduzir os riscos de ocorrências, garantindo que sejam adotadas medidas adequadas as situações de risco, que orientem as ações de combate e facilitem a localização dos equipamentos e das rotas de saída para abandono seguro da edificação em caso de incêndio.
As sinalizações devem cumprir requisitos previstos na NBR 13.434, para serem aplicadas. São eles:
1) Resistência a agentes químicos e a lavagem;
2) Resistência a água;
3) Resistência a detergentes e sabão;
4) Resistência a óleo comestível e gordura;
5) Resistência a nevoa salina;
6) Resistência ao intemperismo;
7) Efeito fotoluminescente;
8) Propagação da chama - O PVC é um material que não propaga, tornando sua chama auto-extinguível. Material não radioativo, atóxico e isento de metais pesados.
Além disso, existem alguns detalhes que devem ser observados quanto a fixação, formas geométricas, dimensões e níveis de instalação. Vale lembrar que além da ABNT NBR 13434, que traz as exigências técnicas que regulamentam parte das leis de sinalização contra incêndio e pânico, há ainda outras diretrizes básicas, como as normas regulamentadoras (NRs) do Ministério do Trabalho e as Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros. O Corpo de Bombeiros de cada estado é o órgão responsável pela fiscalização, e tem autonomia na elaboração das suas instruções técnicas, que podem conter critérios e obrigatoriedades até mais rigorosas que a ABNT NBR 13434.
FIXAÇÃO
As placas de plástico rígido podem ser fixadas em ambientes externos, desde que sejam bem afixadas em sua base. Não fixe presa somente por um ponto. Pode-se utilizar fita adesiva dupla face, cola de silicone a quente ou a frio, ou parafusos e buchas para fixação das placas maiores. Não utilize nenhum material que contenha solvente. Quando estas não possuírem furação para fixação, não se deve furá-las com pregos - utilize máquina furadeira ou semelhante para abertura dos furos. Nunca instale placas presas por tirantes em ambientes internos e externos sujeitos a correntes de vento, mesmo que presa por vários pontos.
No caso de fixação em área superior a 1500cm², estas devem ser fixadas com buchas e parafusos, nunca apenas com fita dupla face. Para a limpeza das placas utilize apenas um pano umedecido com água pura ou detergente neutro. Nunca limpe com produtos abrasivos, produtos à base de solventes ou similares.
FORMAS GEOMÉTRICAS
Devem ser observadas as medidas para atender as diferentes necessidades e distâncias de visualização. Atendendo sempre a altura mínima das letras proporcionais ao tamanho da placa em função da distância de leitura, conforme tabela de distância especificada na ABNT NBR 13434-2 item 4. Cores de segurança e contraste de acordo com as determinações de cores da ABNT NBR 13434 item 4.3.
DIMENSÕES
Conforme ABNT NBR 13434 item 7.1 deve-se respeitar a relação de medida da sinalização em relação a distância máxima de visualização do elemento de sinalização. Os elementos de sinalização devem seguir a norma ABNT NBR 13434 em sua dimensão, fonte e altura da letra.
NÍVEIS DE INSTALAÇÃO
A altura correta de instalação das sinalizações deve seguir orientação da norma ABNT NBR 13434 ou instrução técnica do Corpo de Bombeiros. As sinalizações de nível superior e intermediário devem ser utilizadas em todas edificações conforme suas funções. Sinalizações de nível inferior devem ser utilizadas em locais de reunião de público com população superior a 100 pessoas por pavimento. No site da TAG Sinalização, através da loja virtual, você pode compras as suas placas ou solicitar um orçamento. Enviamos para todo o Brasil! Acesse: www.tagsinalizacao.com