Significado das cores na sinalização de emergência
20/03/19 09h14
As placas de sinalização para emergência e pânico devem sempre estar fixadas em locais de fácil visualização e na rota de passagem das pessoas que transitam pelo local. Também devem ser de fácil compreensão e leitura, garantindo assim que a mensagem seja facilmente assimilada. Neste aspecto, as cores das placas auxiliam na diferenciação e na compreensão de cada uma delas, seja em ambientes internos ou externos, com muita ou pouca incidência de luz.
O que significa cada cor?
Placa verde
A cor verde é utilizada em placas que indiquem orientação e salvamento, como rotas de fuga, saída de emergência, existência de escadas e elevadores, porta corta-fogo, entre outras. Também aponta para equipamentos de salvamento, como macas, primeiros socorros, chuveiro de emergência ou desfibrilador.
Placa Vermelha
A cor vermelha é universalmente reconhecida como um sinal de alerta. Na sinalização de emergência, é utilizada para indicar proibição ou a existência de equipamentos de combate a incêndio, com extintores, alarmes, bombas, mangueiras, manta anti-chama, etc.
Placa Amarela
Indica proibição e alerta. É utilizada para indicar áreas de risco com existência de quadro elétrico, radiação, produtos tóxicos ou risco de erosão, por exemplo.
Fotoluminescência
Independente da cor da placa, ela deve conter fator de fotoluminescência para que seja vista mesmo no escuro. A TAG Sinalização possui laboratório próprio para ensaios e autocontrole de luminescência, garantindo assim um produto com qualidade e durabilidade que atende aos padrões de qualidade dos órgãos regulamentadores. Através da loja virtual, envia produtos para todo o Brasil. Acesse www.tagsinalizacao.com.br