Início do Conteúdo Principal
BLOG

Quase 80% dos museus mineiros têm irregularidade no sistema de prevenção de incêndio

21/08/19 08h40

Quase 80% dos museus mineiros têm irregularidade no sistema de prevenção de incêndio

Somente 36 dos 367 museus de Minas Gerais têm situação regularizada para prevenir incêndios, de acordo com levantamento divulgado pelo Ministério Público (MP) de Minas. As principais irregularidades identificadas são instalações elétricas fora das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), infiltrações que podem comprometer a estrutura e ausências de rotas de fuga, extintores e hidrantes adequados. 

 

Desde setembro do ano passado, quando o Museu Nacional do Rio de Janeiro foi destruído por incêndio, patrimônios mineiros são acompanhados de forma mais rigorosa pelo MP. No total, 433 museus são cadastrados nos sistemas estaduais e federais, sendo 66 fechados ou virtuais. Sendo assim, o Copo de Bombeiros recebeu pedido de vistoria para os 367 espaços físicos em funcionamento. Durante as avaliações, foi identificado que 289 museus estavam irregulares – quase 80%.

 

Nenhum destes museus está em situação crítica ou precisa ser fechado imediatamente, mas é importante que tenham sistemas de incêndio instalados, a fim de proteger a vida das pessoas, o prédio e seus bens históricos e culturais, em caso de acidentes.

 

Devido a esse levantamento, foram instaurados inquéritos em 60 comarcas do MP de Minas, que acompanham a situação dos museus. Por causa das irregularidades apresentadas, a Secretaria de Estado de Cultura busca recursos financeiros para que os espaços consigam equipamentos adequados.

Ver mais posts
W3 Corp - Agência Digital, Marketing online