O que é PPCI?
22/11/19 09h22
Todo espaço coletivo – como comércios, escolas, hospitais, indústrias e prédios em geral – deve ter um Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI). Trata-se de um conjunto de ações que devem ser executadas, com objetivo de proteger os ocupantes do edifício de possíveis acidentes causados pelo fogo.
A instalação de equipamentos de segurança coletiva é importante para deixar o espaço mais seguro, pois, em caso de acidentes, ajuda a combater o incêndio, evacuar o local e proteger o patrimônio físico. Dentre estes equipamentos, podemos citar extintores de incêndio, hidrantes, lâmpadas de emergência, placas de sinalização, portas corta-fogo, saídas de emergência e sprinklers.
O PPCI deve ser elaborado por profissional de nível superior, credenciado ao Conselho Geral de Engenharia e Agronomia e apto a realizar a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Todas as medidas de prevenção contra incêndios são verificadas pelos bombeiros, que fiscalizam estas ações de segurança e liberam ou não o espaço vistoriado. Em muitos casos, mesmo quando o profissional habilitado elabora o PPCI e todas as adequações sugeridas são executadas, o Corpo de Bombeiros pode exigir outras medidas de segurança e estipular um prazo para seu cumprimento.
Caso não concordem com as exigências dos bombeiros, é possível elaborar um laudo com especificações técnicas ou ações similares mais viáveis. Contudo, os bombeiros podem ou não aceitar a substituição. Somente o alvará do Corpo de Bombeiros (comprovando PPCI regulamentado e atualizado) pode impedir a fiscalização de multar o dono do local.
Onde encontrar placas de sinalização
As placas de sinalização, que estão entre os equipamentos de segurança necessários ao PPCI regulamentado, são importantes para a rápida evacuação de um prédio em caso de incêndios. A TAG Sinalização é especialista no assunto e possui certificação da ABNT NBR 13434; confira os produtos em nossa loja virtual: www.tagsinalizacao.com.