Regulamentações sobre Segurança Contra Incêndios - um olhar crÃtico
24/03/20 08h54
Walter Negrisolo, oficial da reserva remunerada do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo, mestre em Arquitetura e Urbanismo e Doutor em Segurança Contra Incêndio publicou um artigo crítico em que aponta que a grande maioria das discussões que discorrem sobre a segurança contra incêndios está pautado nas disposições de regulamentações dos estados brasileiros; mas, muito pouco concentra esforços em fundamentos e pesquisas reais. Há uma crença de que as regulamentações concentrariam toda a tecnologia e seriam propostas baseadas em fundamentos comprovados, o que seria o suficiente para tão somente estudá-las.
Para Negrisolo, muitos artigos científicos publicados comprovam justamente o contrário, já que em muitos acidentes ocorridos, em que os espaços físicos seguiam à risca, as normatizações, mas, ainda assim, um grande número de vítimas não pôde ser evitado. São esses pontos que nos mostram que o caminho para entender melhor as questões da segurança contra incêndio podem não estar na leitura de regulamentações.
O principal problema, segundo o doutor, está em que não há conhecimentos profundos sobre a realidade brasileira nessa área. Os próprios dados de ocorrências e vítimas são generalistas; e isso, se reflete nas regulamentações que não são capazes de atribuir objetivos claros e hierarquizados. Negroli ainda é duro ao apontar o novo modelo de regulamentação publicado pelo Ministério da Justiça, em 2019 sinalizando que o documento pretende evitar ferimentos e perda de vidas, porém, baseado em quais informações isso seria possível? Como seria possível averiguar se o que se exige é muito ou pouco? Dessa forma, conclui que o ideal seria a criação de um sistema estatístico com dados disponíveis; mas, que até lá, um caminho, para os estados que gostariam de adequar suas regulamentações, seria o de estudar fundamentos.
Fonte: http://www.revistaemergencia.com.br/blogs/blog-falando-sci/fundamentos-de-seguranca-contra-incendio/
Ver mais posts