Registros de Incêndios em hospitais chegam a 32 casos em 2019
08/05/20 08h38
Com o foco das atenções voltados para a área da saúde devido a pandemia do Covid-19, e a toda estrutura hospitalar que tenta se ajustar para atender a demanda e ofertar novos leitos aumentando sua capacidade de atendimento, deve-se também redobrar os esforços na prevenção do risco de incêndio nos hospitais e espaços de saúde. Isso por que, não há tempo para interromper a atenção à saúde no meio da pandemia ou ainda perder qualquer mobiliário, quer seja público ou particular, absolutamente vitais face a demanda exponencial que se vive.
Em 2019, foram registrados 32 incêndios em unidades hospitalares, entretanto somente 10% das ocorrências foram noticiadas. Os dados foram apresentados pelo diretor da Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar (ABDEH), Marcos Kahn. Se for levado em consideração as características de uma unidade de saúde, bem como a baixa mobilidade dos pacientes internados somado a ausência de treinamento especializado em emergência, pode-se imaginar o agravamento do impacto de um evento desses em um ambiente de assistência de saúde. Nos primeiros meses de 2020 já foram noticiados 06 casos desse tipo de ocorrência. As grandes causas dos acidentes estão relacionadas à cozinha, uma área sensível com gases combustíveis próximos aos equipamentos de cozimento. Os equipamentos, de pequeno ou grande porte, também oferecem riscos elétricos, assim como grupos geradores.
Os planos de ação definidos para enfrentar a crise atual, precisam também, dar atenção à necessidade de garantir a segurança dos pacientes no que tange à prevenção contra incêndio, assim como, garantir que seja possível dar sequência aos trabalhos frente a um evento, caso ocorra. As estruturas das unidades de saúde, bem como os hospitais de campanha provisórios devem ser projetados, construídos e operadas levando em conta as medidas protetivas contra incêndios.
Sinalizações de emergência são necessárias?
A sinalização de segurança contra incêndio e pânico tem como objetivo reduzir o risco de ocorrência de incêndio, alertando para os riscos existentes e garantindo que sejam adotadas medidas adequadas à situações de risco, que orientem as ações de combate e facilitem a localização dos equipamentos e das rotas de saída para abandono seguro da edificação em caso de incêndio, por isso, são itens indispensáveis e exigidos por lei, para qualquer projeto consistente e sério de prevenção. A TAG Sinalização é fabricante especializada em placas de sinalização e trabalha com altos padrões nacionais e internacionais. Toda a linha para emergência e pânico tem certificação da ABNT NBR 13434, o que garante a qualidade e a conformidade de nossos produtos. Conheça todos os itens disponíveis em nossa loja virtual: www.tagsinalizacao.com.
Ver mais posts